Como usar as redes sociais para atrair novos clientes

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Imagine que você tenha uma lanchonete especializada em alimentação saudável e precisa escolher um ponto para sua instalação.

Com certeza você procuraria alguma rua movimentada, certo?

Agora imagina que você tem duas opções para instalar a lanchonete: perto de uma escola ou perto de uma academia. Qual você escolheria?

Certamente você escolheria a segunda opção. Certo?

Da mesma forma deve ser sua atuação nas redes sociais. As redes sociais tem uma grande vantagem de concentrar várias pessoas da internet no mesmo lugar e com isto a possibilidade de construir uma comunidade em torno da sua marca. Aumentando a chance de render muitas  vendas. Mas para isto é preciso criar engajamento com seu público.

Formas de atrair clientes pelas redes sociais

Seja profissional nas Redes Sociais

Muitas pessoas aproveitam os perfis pessoais para divulgar sua empresa. Costuma dar resultados no início, porém não é aconselhado.

Geralmente os perfis pessoais são limitados e as próprias regras de algumas redes sociais proíbem esta prática, como por exemplo o Facebook. Resumindo: pessoas tem perfil e organizações têm páginas.

Se você faz o uso do seu perfil, recomendo criar uma página da sua empresa e convidar seus amigos para curti-la ou seguir.

Sem contar que um perfil com nome de marca, não passa imagem de ser profissional.

Publique conteúdo relevante para atrair seus clientes

O conteúdo relevante é a forma mais eficaz para atrair clientes e para isto você pode escolher diversos formatos: artigos, vídeos, imagens, infográficos, modelos de documentos, reviews de produtos, podcast.

Tem dificuldade para conseguir conteúdo? Veja esta artigo onde ensino Como Criar Conteúdo Gratuito Para Facebook e Instagram

O objetivo do conteúdo é atrair quem mais tem probabilidade de comprar seu produtos, criar engajamento com seus seguidores e gerar valor para eles antes de realizar uma venda. Através do conteúdo, seus seguidores que serão futuros clientes, aprenderão mais sobre seu produto e serviços. Nos conteúdos você poderá destacar seus diferenciais e deixar bem claro para ele. Isto facilita o processo de compra.

Um erro muito grave que muitas pessoas cometem, é publicar apenas ofertas nas redes sociais. O recomendado é de cada 5 conteúdo relevante, fazer uma oferta.

Leve seus seguidores para seu site

Você deve está se perguntando: Por que preciso levar os seguidores para meu site se posso postar tudo na rede social?

A razão é muito simples: a rede social não é sua. Ela é como se fosse uma casa alugada e por isto te limita fazer muitas coisas. Como por exemplo a publicação de alguns formatos de conteúdos.

Mas o mais importante é a coleta de contato dos seus possíveis clientes. No site você pode configurar um formulários de boletim informativo e toda vez que uma publicação nova for publicada no site, este contato recebe uma notificação por e-mail e com isto você constrói um relacionamento com eles.

VEJA ESTE ARTIGO: 10 motivos para usar e-mail marketing na sua empresa

Sempre destaque seu diferencial  nas publicações de vendas

Na idade média, os fazendeiros marcavam seus produtos para diferenciar da qualidade dos seus produtos. Isto originou o conceito de marca que aprendemos hoje.

Por isto sempre é importante destacar o diferencial que seu produto tem em relação aos seus concorrentes até que seu diferencial fique impregnado na mente do seus seguidores.

Crie uma comunidade em torno da sua marca

Quando os usuários das redes sociais se identificam com sua marca através do conteúdo que é publicado em seu perfil, automaticamente é criado uma comunidade em torno da sua marca.

Seus seguidores te verão como uma autoridade no campo de atuação e passarão a indicar seus conteúdos para outros amigos e o número de seguidores crescerá.

Deixe informações de contatos visíveis

Não há nada pior para uma pessoa que deseja saber sobre seus produtos, e ao procurar telefone para tirar dúvidas não achar.

Por isto deixe as informações de contato mais visíveis possível.

Você pode deixar informações de contato nas imagens de capa da suas redes sociais como Facebook ou em post fixo no início da sua página.

No vídeo abaixo, Cristiano Machado, consultor do Sebrae/PR, dá dicas para divulgar sua empresa no Facebook:

Para finalizar criei uma lista com 40 redes sociais dos mais diversos focos para que você possa atingir seu público alvo.

No início talvez seja impossível utilizar mais que 5, mas escolha as mais populares e as mais relevante para seu mercado e faça ótimos negócios.

Nome Descrição/Foco Contador de Membros
Facebook Maior rede social do mundo 1.500.000.000
Google+ Compartilhamento de Conteúdo. 750.000.000
Instagram Compartilhamento de fotos e vídeos 400.000.000
Badoo Voltada para conhecer pessoas e expandir o círculo de amizades 237.000.000
Twitter Rede social de microblogging 215.000.000
MySpace Geral 150.000.000
VK Rede social 140.000.000
Hi5 Geral 50.000.000
Sonico Possui Fórum/Galeria. Site de relacionamento voltado para os povos de língua portuguesa, espanhola e inglesa 43.660.000
Last.fm Rede social voltada para a música. Forte presença brasileira (mais de 30.000 usuários se declaram brasileiros)[ 40.000.000
Netlog Rede Social voltada para jovens adultos europeus, de idades entre 14 e 24 anos. 36.000.000
Friendster Geral 29.100.000
Bebo Rede popular na Inglaterra 22.000.000
Tumblr Rede social (Microblogging) 20.900.000
Cyworld Coreia do Sul 15.000.000
LiveJournal Blogging 10.921.263
Foursquare Rede social e de microblogging com ênfase na geolocalização 10.000.000
LinkedIn É um site de relacionamento profissional. 8.500.000
Gaia Online Anime e Jogos 5.000.000
Flickr Compartilhamento de fotografias 4.000.000
Mirtesnet Rede Social 100% Brasileira criada em 2013 1.000.000
Ello É uma rede social virtual anti-publicitária (versão beta) 1.000.000
Purevolume Estados Unidos da América 1.000.000
CouchSurfing Rede social voltado a pessoas que gostam de viajar e que gostam de hospedar viajantes em suas casas. 871.049
Skyscrapercity Rede Social para discussão de temas 572.000
GoPets Bichos de estimação virtuais 500.000
Skoob Rede social para leitores. 340.000
Blaving Rede social da PMovil 150.000
Moovia Rede Social colaborativa voltada para o desenvolvimento de projetos em equipes. 150.000
Palco Principal Rede social de música 100.000
Stayfilm Rede social que permite a produção e compartilhamento de filmes com fotos e vídeos do usuário. Produção automática online com trilha sonora, efeitos e qualidade de cinema. 65.000
V2V Rede social que reúne voluntários de acordo com suas afinidades e disposições para agir. Voluntários
Blip.fm Rede social com temática musical, onde seus usuários são tratados como DJs. Desconhecido
Formspring Rede social focada em perguntas. Desconhecido
Friendica Rede social descentralizada com ênfase em segurança, privacidade e comunicação com outras redes e serviços Desconhecido
Mingle Geral Desconhecido
Waze Rede social colaborativa, permite compartilhar informações sobre transito, se baseia em localização geográfica Desconhecido
Ask.fm Rede social para perguntas e respostas entre seus usuários. Desconhecido
Colnect Rede social de Colecionadores do Mundo Inteiro Desconhecido
Par Perfeito Rede de Relacionamento Desconhecido