Imagine que você tenha uma lanchonete especializada em alimentação saudável e precisa escolher um ponto para sua instalação.
Com certeza você procuraria alguma rua movimentada, certo?
Agora imagina que você tem duas opções para instalar a lanchonete: perto de uma escola ou perto de uma academia. Qual você escolheria?
Certamente você escolheria a segunda opção. Certo?
Da mesma forma deve ser sua atuação nas redes sociais. As redes sociais tem uma grande vantagem de concentrar várias pessoas da internet no mesmo lugar e com isto a possibilidade de construir uma comunidade em torno da sua marca. Aumentando a chance de render muitas vendas. Mas para isto é preciso criar engajamento com seu público.
Formas de atrair clientes pelas redes sociais
Seja profissional nas Redes Sociais
Muitas pessoas aproveitam os perfis pessoais para divulgar sua empresa. Costuma dar resultados no início, porém não é aconselhado.
Geralmente os perfis pessoais são limitados e as próprias regras de algumas redes sociais proíbem esta prática, como por exemplo o Facebook. Resumindo: pessoas tem perfil e organizações têm páginas.
Se você faz o uso do seu perfil, recomendo criar uma página da sua empresa e convidar seus amigos para curti-la ou seguir.
Sem contar que um perfil com nome de marca, não passa imagem de ser profissional.
Publique conteúdo relevante para atrair seus clientes
O conteúdo relevante é a forma mais eficaz para atrair clientes e para isto você pode escolher diversos formatos: artigos, vídeos, imagens, infográficos, modelos de documentos, reviews de produtos, podcast.
Tem dificuldade para conseguir conteúdo? Veja esta artigo onde ensino Como Criar Conteúdo Gratuito Para Facebook e Instagram
O objetivo do conteúdo é atrair quem mais tem probabilidade de comprar seu produtos, criar engajamento com seus seguidores e gerar valor para eles antes de realizar uma venda. Através do conteúdo, seus seguidores que serão futuros clientes, aprenderão mais sobre seu produto e serviços. Nos conteúdos você poderá destacar seus diferenciais e deixar bem claro para ele. Isto facilita o processo de compra.
Um erro muito grave que muitas pessoas cometem, é publicar apenas ofertas nas redes sociais. O recomendado é de cada 5 conteúdo relevante, fazer uma oferta.
Leve seus seguidores para seu site
Você deve está se perguntando: Por que preciso levar os seguidores para meu site se posso postar tudo na rede social?
A razão é muito simples: a rede social não é sua. Ela é como se fosse uma casa alugada e por isto te limita fazer muitas coisas. Como por exemplo a publicação de alguns formatos de conteúdos.
Mas o mais importante é a coleta de contato dos seus possíveis clientes. No site você pode configurar um formulários de boletim informativo e toda vez que uma publicação nova for publicada no site, este contato recebe uma notificação por e-mail e com isto você constrói um relacionamento com eles.
VEJA ESTE ARTIGO: 10 motivos para usar e-mail marketing na sua empresa
Sempre destaque seu diferencial nas publicações de vendas
Na idade média, os fazendeiros marcavam seus produtos para diferenciar da qualidade dos seus produtos. Isto originou o conceito de marca que aprendemos hoje.
Por isto sempre é importante destacar o diferencial que seu produto tem em relação aos seus concorrentes até que seu diferencial fique impregnado na mente do seus seguidores.
Crie uma comunidade em torno da sua marca
Quando os usuários das redes sociais se identificam com sua marca através do conteúdo que é publicado em seu perfil, automaticamente é criado uma comunidade em torno da sua marca.
Seus seguidores te verão como uma autoridade no campo de atuação e passarão a indicar seus conteúdos para outros amigos e o número de seguidores crescerá.
Deixe informações de contatos visíveis
Não há nada pior para uma pessoa que deseja saber sobre seus produtos, e ao procurar telefone para tirar dúvidas não achar.
Por isto deixe as informações de contato mais visíveis possível.
Você pode deixar informações de contato nas imagens de capa da suas redes sociais como Facebook ou em post fixo no início da sua página.
No vídeo abaixo, Cristiano Machado, consultor do Sebrae/PR, dá dicas para divulgar sua empresa no Facebook:
Para finalizar criei uma lista com 40 redes sociais dos mais diversos focos para que você possa atingir seu público alvo.
No início talvez seja impossível utilizar mais que 5, mas escolha as mais populares e as mais relevante para seu mercado e faça ótimos negócios.
Nome | Descrição/Foco | Contador de Membros |
Maior rede social do mundo | 1.500.000.000 | |
Google+ | Compartilhamento de Conteúdo. | 750.000.000 |
Compartilhamento de fotos e vídeos | 400.000.000 | |
Badoo | Voltada para conhecer pessoas e expandir o círculo de amizades | 237.000.000 |
Rede social de microblogging | 215.000.000 | |
MySpace | Geral | 150.000.000 |
VK | Rede social | 140.000.000 |
Hi5 | Geral | 50.000.000 |
Sonico | Possui Fórum/Galeria. Site de relacionamento voltado para os povos de língua portuguesa, espanhola e inglesa | 43.660.000 |
Last.fm | Rede social voltada para a música. Forte presença brasileira (mais de 30.000 usuários se declaram brasileiros)[ | 40.000.000 |
Netlog | Rede Social voltada para jovens adultos europeus, de idades entre 14 e 24 anos. | 36.000.000 |
Friendster | Geral | 29.100.000 |
Bebo | Rede popular na Inglaterra | 22.000.000 |
Tumblr | Rede social (Microblogging) | 20.900.000 |
Cyworld | Coreia do Sul | 15.000.000 |
LiveJournal | Blogging | 10.921.263 |
Foursquare | Rede social e de microblogging com ênfase na geolocalização | 10.000.000 |
É um site de relacionamento profissional. | 8.500.000 | |
Gaia Online | Anime e Jogos | 5.000.000 |
Flickr | Compartilhamento de fotografias | 4.000.000 |
Mirtesnet | Rede Social 100% Brasileira criada em 2013 | 1.000.000 |
Ello | É uma rede social virtual anti-publicitária (versão beta) | 1.000.000 |
Purevolume | Estados Unidos da América | 1.000.000 |
CouchSurfing | Rede social voltado a pessoas que gostam de viajar e que gostam de hospedar viajantes em suas casas. | 871.049 |
Skyscrapercity | Rede Social para discussão de temas | 572.000 |
GoPets | Bichos de estimação virtuais | 500.000 |
Skoob | Rede social para leitores. | 340.000 |
Blaving | Rede social da PMovil | 150.000 |
Moovia | Rede Social colaborativa voltada para o desenvolvimento de projetos em equipes. | 150.000 |
Palco Principal | Rede social de música | 100.000 |
Stayfilm | Rede social que permite a produção e compartilhamento de filmes com fotos e vídeos do usuário. Produção automática online com trilha sonora, efeitos e qualidade de cinema. | 65.000 |
V2V | Rede social que reúne voluntários de acordo com suas afinidades e disposições para agir. | Voluntários |
Blip.fm | Rede social com temática musical, onde seus usuários são tratados como DJs. | Desconhecido |
Formspring | Rede social focada em perguntas. | Desconhecido |
Friendica | Rede social descentralizada com ênfase em segurança, privacidade e comunicação com outras redes e serviços | Desconhecido |
Mingle | Geral | Desconhecido |
Waze | Rede social colaborativa, permite compartilhar informações sobre transito, se baseia em localização geográfica | Desconhecido |
Ask.fm | Rede social para perguntas e respostas entre seus usuários. | Desconhecido |
Colnect | Rede social de Colecionadores do Mundo Inteiro | Desconhecido |
Par Perfeito | Rede de Relacionamento | Desconhecido |