14 ideias criativas de marketing no WhatsApp para empresas

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Você sabia que havia mais de 1 bilhão de usuários ativos no WhatsApp em fevereiro de 2016? E mais de 1 milhão de novos usuários se registrando diariamente?

Pode ser hora de considerar o marketing no WhatsApp!

Marketing no WhatsAppfonte )

Como profissionais de marketing, gostamos de nos envolver em plataformas onde nossos clientes são ativos e podemos nos destacar. Com números como esse, fica claro que o WhatsApp é um concorrente.

Inicialmente, o WhatsApp não ofereceu aos negócios muitas maneiras óbvias de usar sua poderosa plataforma de vendas e marketing. No entanto, isso mudou em 2016, com o lançamento do WhatsApp  Para Empresas que possui ferramentas para ajudar empresas e organizações a se comunicarem com os usuários.

Com isso, você pode aproveitar ao máximo a plataforma. Você só precisa ser criativo para alavancar o WhatsApp como uma ferramenta de negócios.

Razões para usar o WhatsApp em seu marketing

O marketing no WhatsApp pode não estar recebendo muita atenção agora, mas você tem boas razões para explorar as possibilidades.

  1. É grátis.
  2. Ele permite que você envie imagens, e-books, folhetos e catálogos.
  3. Ferramenta de pesquisa! Peça feedback diretamente dos clientes.
  4. Você pode usá-lo para discussões e reuniões em grupo.
  5. Como um aplicativo de mensagens, permite enviar alertas sobre novos eventos e vendas.
  6. As mensagens não serão perdidas: os alertas de mensagem off-line garantem que os usuários saibam quando uma mensagem está aguardando.

A página inicial do WhatsApp apresenta uma descrição escrita por um co-fundador, Jan Koum, intitulada “Por que não vendemos anúncios”. O que ele quer dizer é que não há páginas de perfil de marca. Para que seu público esteja ciente de você no WhatsApp, é necessário avisá-lo.

Como Koum diz: “… você é o usuário do produto.”

É por essa razão que as linhas entre o usuário privado e a corporação se tornam borradas, tornando-as intercambiáveis. Os anunciantes inteligentes estão vendo oportunidades de capitalizar esse atributo exclusivo.

Agora vamos ver formas inteligentes de anunciar no WhatsApp.

14 dicas para marketing no WhatsApp para empresas

Marketing no WhatsApp

É hora de considerar o marketing no WhatsApp para sua empresa.

1. Tirar proveito da vantagem entre plataformas

Quando um aplicativo é de plataforma cruzada, ele alcança as redes sociais (e as pessoas) que não estão atualmente no seu leme de mídia social. Isso é uma ótima notícia por si só! O que o torna ainda melhor é a análise de tráfego que fornece informações sobre quais redes são populares em seu público-alvo.

Análise de tráfego do Whatsapp

A análise de tráfego do Whatsapp para empresas é abundantemente disponível a partir de muitas fontes de terceiros, provavelmente porque foi desenvolvida desde o início usando software de código aberto . Isso oferece dados que podem ajudá-lo a ajustar sua estratégia de mídia social e ajustar suas prioridades à medida que você procura o público-alvo ideal.

2. Crie listas de transmissão

Crie listas relacionadas a tópicos específicos e exploda comunicações unidirecionais criadas para aumentar o envolvimento, como acontece no Twitter. Por exemplo, inclua links ou convites nas suas mensagens.

3. Aproveite o Chat de Grupo

Mensagens de grupo são compartilhadas entre todos os membros de um grupo, incluindo respostas de qualquer participante do grupo. Pense em “interatividade”. Isso é especialmente útil ao conduzir grupos de foco. Ou realizar estudos de mercado antes do lançamento de um produto.

4. Desfrute de mensagens sem custos

Com o WhatsApp, você pode trocar mensagens sem custos de SMS. Está disponível para iPhone, BlackBerry, Android, Windows Phone e Nokia. Todos eles podem enviar mensagens uns aos outros porque o WhatsApp Messenger usa o mesmo plano de dados da Internet que você usa para e-mail e navegação na web.

Para um valor agregado, os usuários podem criar grupos, enviar mensagens ilimitadas, vídeos e mídia de áudio uns aos outros. Essa vantagem simples traz grandes benefícios para usuários e profissionais de marketing. Se você está tentando alcançar um público internacional, o WhatsApp pode facilmente violar fronteiras internacionais.

WhatsApp Messenger usa o mesmo plano de dados da Internet

5. Leve o Suporte ao Cliente para um Novo Nível

Embora o WhatsApp tenha sido projetado para dispositivos móveis, é compatível com dispositivos de desktop. Assim, você pode usá-lo junto com os outros aplicativos da área de trabalho para obter um suporte eficiente ao cliente – seus clientes podem entrar em contato diretamente com você e fornecer respostas instantâneas.

O processo é único, mas muito direto. Basta ir ao site do aplicativo da web e escanear o código QR na tela. Com algumas instruções simples, você está dentro!

6. Faça ofertas criativas e promoções

Procurando uma maneira criativa de fazer novas ofertas? O WhatsApp pode ser exatamente o que você está procurando. Veja como empresas como Homeshop 18 e Absolut Vodka usam para direcionar pessoas para promoções no Youtube.

7. Construa a lealdade do usuário

Coletivamente, as listas de grupos no WhatsApp exibiram mais fidelidade à marca do que outros grupos de mídia social. Da mesma forma, as personas da marca parecem ter desenvolvido um bom relacionamento com seus seguidores. Isso é reforçado com as ferramentas mencionadas acima, como notificações push, bate-papos em grupo e listas de transmissão.

8. Envolva-se diretamente com chamadas telefônicas

Você tem a opção de usar o WhatsApp para fazer chamadas de vendas por meio de sua própria versão interna do VOIP. Então, quando você recebe uma solicitação do cliente, como quando alguém pede mais informações ou quer falar com um vendedor, o WhatsApp permite que você responda imediatamente.

9. Manter o conteúdo de qualidade, mesmo em um aplicativo de mensagens

Como o objetivo principal do WhatsApp é o envio de mensagens, torne suas mensagens curtas e poderosas. Mas não se preocupe muito com o comprimento. Ao contrário do Twitter, você não está limitado a 140 caracteres.

10. Incorporar Conteúdo Curado

Assim como em outros canais sociais, você pode enviar conteúdo com curadoria e original. Tenha em mente que, embora o formato seja diferente do Facebook, a filosofia geral sobre o conteúdo deve ser aplicada. Isso inclui proporções entre o conteúdo com curadoria e o criado.

11. Conheça seu público

Faça cada palavra contar. Se o seu estilo de escrita e escolhas de palavras não ressoarem com o seu público, você verá pouco ou nenhum engajamento.

12. Lembre-se, nem sempre é sobre você

Aplique a analogia da festa de jantar. Quantas vezes você esteve em um (em companhia mista), onde você encontra pessoas acariciando seu próprio ego e apenas falando sobre si mesmo? Lembre-se da grande multidão de pessoas ao seu redor? Disse o suficiente.

13. Preste atenção à Opção de Exclusão

Lembre-se de como é fácil para os usuários recusarem as notificações:

Configurações> Conta> Privacidade e desmarque Recibos de leitura.
Nota: Isso não desativará os recibos de leitura para bate-papos em grupo ou os recibos de reprodução para mensagens de voz. Não há como desativar esses recursos.

Você pode se tornar uma memória distante em algum momento. Portanto, mantenha-se relevante e envolvente.

14. Desenvolva o Rapport com seus clientes

Compartilhe seus detalhes de contato do WhatsApp no ​​seu site e em outras redes de mídia social. Isso permitirá que seus clientes saibam que podem acessar seu celular diretamente. Embora não seja um requisito, tente usar o WhatsApp depois de desenvolver um relacionamento com seus clientes.

É isso: 14 dicas inteligentes de marketing no WhatsApp

É claro que, como em todos os canais de marketing, você precisa ser estratégico. Entenda como a plataforma funciona e quais são as expectativas das pessoas antes de mergulhar.

Mas depois de ter uma boa noção de como funciona, você pode usar essas práticas recomendadas como um roteiro para o sucesso e evitar os erros mais comuns.

Dito isto, experimente-os. Você vai envolver seus seguidores de uma maneira totalmente nova. Boa sorte!