Como lançar um portfólio fotográfico online e fazer novos clientes?

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Como lançar um portfólio fotográfico online e fazer novos clientes?

Entenda o processo para expor seu trabalho na internet e expandir os negócios 

O portfólio é o principal meio de exposição do seu trabalho como fotógrafo. Trazê-lo para a internet é fundamental para que um número maior de pessoas conheçam não apenas as suas habilidades, mas seu estilo e suas particularidades como profissional. Com a sua galeria online, você poderá chegar mais facilmente até clientes em potencial e aumentará suas chances de fechar contratos. 

Entretanto, é importante ter em mente que criar um portfólio fotográfico na web exige muito compromisso e responsabilidade. É fundamental, por exemplo, que ele seja realista e esteja de acordo com suas habilidades e nível profissional. Afinal, ele vai servir de vitrine, uma primeira impressão do seu trabalho, e precisa estar alinhado com a qualidade do resultado que você entregará ao cliente ao final da sessão de fotos. 

Vantagens do portfólio online

O portfólio impresso é bastante tradicional – e não deve ser abandonado –, mas a versão online é indispensável para encontrar clientes além do seu círculo de recomendações. Expor seu trabalho de forma profissional na internet pode te levar para um caminho muito além da divulgação e da valorização das suas fotografias. 

Ter a sua “galeria na internet” vai permitir, por exemplo, usar todas as principais técnicas de marketing digital. Elas permitirão atrair seu público-alvo de maneira muito mais personalizada e assertiva, o que pode significar o aumento da quantidade de contratos fechados. Além disso, a internet amplia seu espaço para a criação de promoções especiais e a formação de parcerias estratégicas. 

Por isso, diante de tanto potencial, para elaborar e montar um bom portfólio fotográfico online é preciso seguir um check-list básico. A seguir, você confere as principais boas práticas e os pontos de atenção fundamentais para conquistar e aumentar a sua base de clientes: 

1 – Foque nos seus objetivos 

Um dos principais pontos-chave do portfólio fotográfico é que ele tenha coerência e esteja alinhado com seus objetivos (e preferências) profissionais. Isso não quer dizer que você deve se aprender a apenas um estilo de fotografia, mas não definir uma linha editorial pode deixar o cliente inseguro em relação ao seu trabalho. 

Use o portfólio para atrair o tipo de cliente que você deseja. Se seu foco são noivas, aposte nos ensaios pré-wedding e nas festas de casamento. Se são famílias, exponha suas fotos de gestantes e de bebês recém-nascidos, por exemplo. É possível ainda criar várias galerias dentro do mesmo site. Assim, o cliente vai diretamente àquilo que lhe interessa e você vai convencê-lo com mais propriedade. 

2 – Crie seu site

Em meio a imensidão de conteúdos na internet, é fundamental que seu portfólio tenha uma página que se destaque – se está interessado neste tópico, aqui você pode descobrir os detalhes. Para se sobressair, uma boa opção é criar do zero a sua vitrine por meio de recursos dos criadores de sites.

O ideal é buscar por plataformas que ofereçam diversas ferramentas de personalização. Desse jeito, fica mais fácil criar um portfólio dentro da identidade visual que você deseja que acompanhe as suas fotografias. Ter um domínio próprio também vai trazer credibilidade para o seu trabalho e passar mais confiança para a tomada de decisão dos clientes. 

3 – Escolha as melhores fotos 

Nem sempre encher o portfólio de imagens é a melhor abordagem. Faça uma curadoria de todo o seu material e adicione apenas as melhores fotos. Deixe de fora as que você não gostou de fazer (mesmo que o resultado seja bom) e aquelas que considera medianas ou que não vão se destacar ao lado das outras. Crie um produto minimalista, mas que transmita a sua identidade. 

Com as fotos escolhidas, comece a exposição com as melhores entre as melhores. Lembre-se que é importante causar uma boa primeira impressão. É ela que vai fazer com que o futuro cliente continue a navegar pelo seu portfólio e entre em contato para fechar o serviço. 

4 – Restrinja ao profissional 

Por mais bonitas e cheias de significado que sejam, as fotos amadoras não devem entrar no seu portfólio fotográfico. Deixe de fora as fotos em família, dos seus animais de estimação e de confraternizações pessoais. É importante que, mais do que quantidade, a sua galeria online tenha qualidade dentro de uma estratégia para atrair mais clientes. Por isso, é fundamental fazer parecer que todas as fotos da sua galeria foram tiradas para clientes. 

5 – Exponha sua personalidade 

Mais do que mostrar sua capacidade e habilidade profissional, o portfólio online é a principal ferramenta para expor o seu tom aos clientes na internet. Por conta disso, é primordial conhecer muito bem o seu estilo, sabendo transmití-lo não apenas nas fotografias, mas na composição da sua galeria. 

Não se esqueça que seu talento fotográfico é importante, mas seu estilo de trabalho pode ser determinante. É isso que vai convencer um cliente que está em dúvida entre contratar você e outro profissional, por exemplo. Se ele se identificar com a identidade das suas fotos, vai entrar em contato para fechar um contrato. 

6 – Defina seu estilo de edição

Para ter um portfólio profissional na internet, é fundamental manter um padrão no pós-processamento das suas fotografias. Isso vai garantir que as galerias transmitam uma sensação de uniformidade e sejam muito mais agradáveis aos olhos. Defina seu estilo e use um editor de imagens profissional que garanta qualidade às imagens. Assim, o cliente vai saber exatamente como será o resultado dos ensaios quando contratar você. 

7 – Mantenha atualizado e organizado

Manter sua galeria online sempre atualizada é fundamental para mostrar a evolução do seu trabalho para os novos clientes. A substituição de fotografias de ensaios antigos por outras mais recentes vai aprimorar o portfólio do ponto de vista técnico e estético.

8 – Canais de contato 

Se o cliente se interessar pelo seu trabalho, ele precisa saber exatamente como te encontrar. Lembre-se sempre de disponibilizar todos os seus meios de contato na página. Inclua e-mail, telefone e WhatsApp, assim como as suas redes sociais profissionais.