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4 motivos para vender pela internet

A internet trouxe inúmeras oportunidades para empreendedores e profissionais liberais que desejam divulgar sua empresa. Mas ainda há um grande desconhecimento por parte das empresas, no que diz respeito a importância e os benefícios que a internet pode trazer para seu negócio.

Pensando nisto, resolvi escrever este artigo explicando os principais benefícios de utilizar a internet para divulgar sua empresa, pois ainda existe uma lacuna enorme para ser preenchida pelos empresários brasileiros no que se refere à presença na internet.

1 – Grande volume de pessoas

Hoje em dia, a internet está presente na vida de quase todas as pessoas no Brasil. Isto se deve graças às novas tecnologias que surgem como a internet móvel 4G e aparelhos de última geração que estão cada vez mais acessíveis.

É possível notar isto se você observar a sua volta a quantidade de pessoas que usam internet pelo celular. Geralmente quando elas querem buscar alguma informação, elas vão direto ao celular para pesquisar no Google.

2 – Não existe barreira geográfica

Não existe diferença de custo se você enviar um e-mail para seu vizinho ou para um parente que mora no Japão , diferentemente que acontece com ligação telefônica ou envio de carta. Mesmo que seu negócio seja local, as informações que você colocar na internet estará disponível para qualquer pessoa em qualquer lugar que tenha acesso a internet.

E se seu negócio lhe permite enviar produtos por algum serviço de entrega, mesmo que sua empresa esteja localizada numa cidade com poucos habitantes, você conseguirá fazer seus produtos checarem a qualquer lugar.

Por exemplo, você mora em Curitiba e vende artesanatos. Uma pessoa que mora no Pará te descobre pela internet e interessa pelo seu produto. Com um e-commerce você pode configurar para que ele calcule o frete e faça a cobrança da venda do seu produto de forma automática. Você só terá o trabalho de embalá o produto e postá-lo para o destino.

3 – Possibilidade de segmentar o público

Não adianta nada ter abrangência geográfica e muitas pessoas para ver sua empresa se elas não forem o seu público alvo, ou seja, quem realmente compra de você.

Com plataformas de anúncios na internet como Facebook Ads e Google Adwords, é possível direcionar seus produtos para quem realmente tem interesse. É possível segmentar por região, gênero, idade e interesses.

Por exemplo, se você vende violão. Você pode segmentar seu público alvo para homem, que tem entre 25 ou 40 anos que tem interesse em música sertaneja(pra ser mais específico ainda)

.

Lembrando que não existem opções exatas para segmentação e por isto os testes devem ser feitos constantemente. Pois às vezes você aponta seu público para um gênero, mas com o passar do tempo, os resultados apontam para outros. Por exemplo, no nosso caso, a venda pode ser maior para mulheres por algum motivo. Então, a segmentação é algo que deve ser ajustada sempre para alcance de maiores resultados.

4 – Boca-boca poderoso

Antigamente quando um produto era bom, o usuário falava para o vizinho, e por sua vez comprava o produto por indicação e falava para um parente que também comprava e com isto virava um ciclo.

Hoje em dia não é muito diferente, a maior diferença é que hoje os clientes satisfeitos falam para centenas ou milhares de amigos e seguidores nas redes sociais ao mesmo tempo. Aí se seu produto for muito bom e cair no gosto do povo, acontece um verdadeiro marketing viral.

Agora fica por sua conta tomar a decisão de explorar este mercado que cresce a cada dia. Caso tenha alguma dúvida, fica a vontade para comentar ou me enviar algum e-mail.

Junio Santos

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